Os sonhos representam as possibilidades de ocorrer eventos na vida real, mas que utiliza como meio o inconsciente humano através de situações, cenas em que frequentemente são repletos de fatos estranhos e um tanto incompreensíveis, porém possuem funções importantes para a vida.
Geralmente sonhar apenas com aquilo que já se conhece, mas existem casos em que se tem a imagem de fatos indiferentes, que podem ser prenúncios de acontecimentos futuros ou de momentos que já foram esquecidos.
A mente consciente tenta comparar o sonho com outra situação similar, por isso acontece com muitas pessoas ao evento de se sonhar com a impressão de estar acordado. As influências externas podem intensificar esse tipo de sonho, portanto não há significado concreto.
O cansaço, o estresse, momentos de agonia, tristeza e até mesmo a euforia podem causar esse tipo de sonho e a interpretação para isso é somente a direta ligação do mundo real ao subconsciente. É como se não conseguisse retirar da mente algo que deveria ser feito ou resolvido.